sábado, 3 de janeiro de 2009

N é fiel quem quer, é fiel quem pode


"A fidelidade nao é uma qualidade, é uma caracteristica, por isso nao é fiel quem quer, é fiel quem pode. E quem nao pode faz o que pode para nao ter remorsos e para nao ser apanhado."
Amar é querer. Como diz Bernardim Ribeiro, «e o q é o amor, se nao vontade?» E quando queremos muito alguém, queremos essa pessoa só para nós. Sabemos que ele nunca nos pertencerá, mas gostamos de sonhar q sim. E é por isso que se casa, se tem filhos contas a meias para pagar, pq queremos poder contar com alguém para a vida, alguém que, de certo modo, nos pertence. Porque nós também precisamos de sentir que pertencemos a alguém, também precisamos de nos entregar quando amamos. Por isso nunca fui da opinião de casar por interesse, por gradidez ou ate mesmo por simples sexo.
Esta é a génese do amor: dar e dar-se, entregar e entregar-se. Quem nao se quer dar ou nao se consegue entregar, nao ama verdadeiramente o outro. Pode ter por ele um afecto profundo, alta consideração e estima, mas nada disto é amor. O amor é outra coisa. E querer e querer e querer, todos os dias a todas as horas aquela pessoa. Querê-la por perto e querer que ela seja feliz. E se a queremos por perto e para nós, como podemos aceitar que troque a nossa companhia por outra ou que empreste aquele corpo que nós amamos e nos pertence a outro, ainda que em momentos fugazes? O amor, se é inteiro e pleno, nao tem margem para infidelidades, a nao ser que estas sejam desejadas parte a parte!

Infiel pode até ser uma caracteristica, mas quem ama, nao é infiel; e quem é infiel nao ama! Muita gente diz que foi uma atração fisica, que foi uma descaida que foi apenas um momento de puro sexo e prazer. Mas se isso acontece, se conseguem ter prazer com outra sem ser a pessoa amada, isso nao é amor, que nao venha um unico ser humano dizer que traiu mas que ama o seu parceiro, porque na minha opiniao nao é verdade. Ou ama e tem e faz tudo com o parceioro, ou simplesmente nao ama!!!


Amante


1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o texto!!